Suporte > Base de Conhecimento > Artigos > Como criar um sistema de delivery?


Como criar um sistema de delivery?




PARA ACERTAR A ROTA | 5 questões que você deve responder antes de implantar um delivery:

1. ENTREGAR OU NÃO ENTREGAR?
Em primeiro lugar, avalie se o serviço de entregas será um diferencial em relação aos seus concorrentes. Também é importante verificar se a opção por receber a mercadoria diretamente em casa é proveitosa para os seus clientes. Se o produto tem um valor agregado muito baixo, o preço do serviço pode desmotivar sua utilização. É fundamental analisar ainda os custos que a empresa terá com a implementação do delivery: gasto inicial, compra e manutenção de veículos, funcionários etc.

2. QUE TIPO DE VEÍCULO DEVO USAR?
Para decidir como fazer a entrega, é preciso analisar as características dos produtos, como tamanho, peso e cuidados especiais (fragilidade, controle de temperatura, valor médio). Exemplo: para transportar objetos grandes ou bichos de estimação, como no caso da Mercearia do Animal, são necessários carros ou caminhões. Já objetos menores, ou perecíveis, como as refeições do Ponto Light, requerem a velocidade e a flexibilidade das motos.

3. TERCEIRIZAR OU NÃO?
“A tendência é terceirizar”, diz Salzano. “Devido ao grande número de clientes, uma empresa de transporte consegue diminuir o preço do serviço. Além do mais, chega a lugares que você não atingiria com veículos próprios.” Criar uma frota particular só vale a pena se a área de atendimento for restrita. Não se esqueça de dimensionar sua estrutura de acordo com o tamanho do negócio.

4. COMO TORNAR CONHECIDO O DELIVERY?
É fundamental divulgar na própria loja e no site da empresa. É possível tirar proveito de anúncios em publicações locais, como jornais e catálogos.

5. COMO ORGANIZAR ROTAS?
Se for entregar em muitas regiões, vale a pena instalar um software que sistematiza pedidos e trajetos (veja o box ao lado). No caso de rotas restritas, dá para resolver com um sistema de planilhas e ferramentas gratuitas, como o Google Maps.

O SOFTWARE CHEF FOODS NET
Possui um módulo de Delivery, opção popular e barata para quem está implementando seu serviço de delivery. Com o software, é possível localizar o cliente pelo número do telefone, taxa de cobrança por bairro, controle do entregador e pedido além de armazenar o histórico de pedidos e ainda imprimir comanda de produção.

Esta resposta lhe foi útil?

Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos    Imprimir este Artigo Imprimir este Artigo

Veja também
Dinheiro saindo do forno (Visualizações: 3700)
A escolha do negócio (Visualizações: 2608)
Como Abrir um Food Truck (Visualizações: 3414)