Suporte > Base de Conhecimento > Artigos > Como Abrir um Food Truck
Como Abrir um Food Truck
Os food trucks representam uma tendência atual da indústria culinária que tem apresentado uma taxa de crescimento considerável.[1] Se gosta de cozinhar para os outros, pense bem na ideia, afinal, o investimento é bem menor do que o de abrir um restaurante.[2] Se não tem certeza de como começar seu próprio negócio, continue lendo para aprender a montar tudo e abrir um food truck.
Parte 1
Começando
-
1
Converse com proprietários de food trucks. Antes de começar a realmente montar seu próprio negócio, converse com empreendedores da região para pedir conselhos práticos e ajuda para seu novo restaurante móvel.
[3]
- Pergunte sobre como eles começaram o negócio. É uma boa ideia também se informar sobre contratempos que poderiam ter sido evitados com preparo e sugestões para reduzir custos iniciais.[4]
-
2
Leve seus objetivos e seu estilo de vida atual em consideração.Ser dono de um food truck afetará bastante sua vida; é importante levar em consideração objetivos financeiros e profissionais, o tempo livre e o local para definir como será o food truck. Responda algumas das seguintes perguntas:
- Quais são os requisitos físicos? Para comandar um food truck, você provavelmente precisará passar um bom tempo de pé.[5]
- Quais os custos emocionais? Gerir um negócio de sucesso é um processo que pode causar muito estresse emocional por conta da conciliação entre a empresa e o tempo que você passa com aqueles que ama.[6]
- O negócio é apropriado para sua personalidade? Para o sucesso de um food truck, você precisa do apoio do público. O atendimento ao cliente será uma grande parte do serviço e essa é uma boa opção para quem gosta de trabalhar e interagir com os outros.[7]
- Quando eu ganharei? Informe-se com gerentes de food trucks para ter uma ideia de quanto eles recebem por mês na região. Os valores podem ser diferentes dependendo do local e do produto. É bom estar ciente de que você pode demorar um tempo para lucrar por conta dos custos consideráveis de montar o próprio negócio.[8]
-
3
Bole um conceito preliminar. É importante projetar um conceito que servirá de guia conforme você monta o food truck. Pense bem nas comidas que deseja servir e na imagem que deseja passar para formular um bom plano de negócios.
[9]
- Visite parques que acomodam food trucks e veja quais são os que fazem mais sucesso para ter uma ideia de quais os alimentos mais atraentes para o público da região.[10]
- Especule os tipos de alimentos que poderiam fazer sucesso na região. Por exemplo, caso os food trucks de cupcakes façam sucesso no local e não exista nenhum vendendo sobremesas, experimente abrir um.
- Faça um teste de degustação antes de fechar o conceito. Pesquisas anônimas e degustações o ajudarão a determinar se há interesse real em sua proposta.[11]
-
4
Estabeleça-se como um negócio legal. É importante dar legitimidade ao food truck; além disso, ser uma empresa real com um plano de negócios pode atrair potenciais investidores e clientes em busca de negócios sérios.
[12]
- Entre em contato com o Portal do Empreendedor para tirar quaisquer dúvidas sobre a abertura de uma microempresa.[13]
- Consulte-se com as autoridades locais.
- O fato de você abrir uma empresa pode reduzir responsabilidades pessoais em casos de problemas com o food truck.[14]
- É importante registrar o negócio na declaração de imposto de renda.
- Contrate um advogado e um contador para lidar com as papeladas legais e financeiras do negócio.
-
5
Monte um plano de trabalho. Esboce planos de curto e longo prazo para guiar o negócio; assim, você desenvolverá o food truck e se preparará para contingências como processos, além de estabelecer mais segurança financeira para comprar autorizações, seguros e suprimentos.
[15]
- Coloque no papel todos os objetivos do negócio, as finanças, as estratégias de marketing e o plano de execução.[16]
- Monte um resumo executivo que informe claramente seus objetivos para potenciais investidores.[17]
- Seja o mais detalhado possível, mas permita certa flexibilidade em algumas sugestões. Liste as responsabilidades do proprietário e dos funcionários e inclua menus e preços preliminares para se focar em apenas um conceito.[18] Por fim, tabule os custos de autorizações, salários e suprimentos. [19]
-
6
Informe-se sobre licenças, autorizações e certificados. Os restaurantes móveis precisam de autorizações e licenças próprias. Informe-se com as autoridades locais ou com proprietários de food trucks sobre as documentações exigidas.
[20]
- Obtenha autorização para estacionar o food truck e montar o negócio.[21] Monte uma rota para facilitar a obtenção da certidão de uso de solo.
- Contate a prefeitura para obter as licenças e operar como unidade de comida sobre rodas.[22] Os profissionais do município normalmente o informarão de tudo que você precisa para começar a operar.[23]
- Os requisitos variam de acordo com cada município, mas você deve precisar de: CNPJ, documentação do veículo, registros de compras dos alimentos, certidão de uso de solo e alvará de funcionamento, entre outros documentos específicos da cidade.
- Entre em contato com o Portal do Microempreendedor para obter informações extras.[24]
-
7
Faça um seguro. Assim como com qualquer veículo — e negócio —, o food truck precisa de um seguro para proteger você e seus recursos.
[25]
- Os custos de seguro variam de acordo com a seguradora, mas eles não devem ser muito maiores do que os custos de um seguro veicular comum.[26]
- Informe a seguradora de possíveis riscos. Por exemplo, se planeja armazenar tanques de gás no caminhão, é importante incorporar isso na apólice.[27]
Parte 2
Indo atrás dos suprimentos
-
1
Compre o trailer. O veículo é a peça chave do negócio; é importante escolher um capaz de transportar os suprimentos e servir os clientes. Os valores variam de R$ 50 mil a R$ 200 mil, dependendo das adaptações que devem ser feitas ao veículo.
[28] Um bom furgão o ajudará a atrair clientes e facilitar o trabalho.
[29]
- Informe-se com as autoridades locais sobre requisitos existentes sobre o tipo de furgão.[30]
- Pesquise para encontrar o melhor preço. O custo exato dependerá da condição do furgão e da existência ou não de equipamentos já instalados.
- Pense na possibilidade de comprar ou alugar um food truck usado; você pode acabar economizando bastante.
- O veículo precisa ter espaço suficiente para a cozinha, os suprimentos e para servir os clientes.[31]
-
2
Instale equipamentos culinários.Se planeja preparar a comida no veículo, alguns utensílios são necessários. Inclua todos os itens de que precisará imediatamente e vá acrescentando suprimentos conforme eles se tornem necessários.
- Compre utensílios básicos como refrigeradores e armários.
- Compre suprimentos de preparo básicos como fornos, panelas, tábuas de corte e talheres.
- Pense na possibilidade de alugar uma cozinha para preparar as comidas fora do food truck.[32] Caso consiga encontrar uma cozinha barata para alugar e um furgão simples e barato, essa pode ser uma boa opção com custos reduzidos.
-
3
Entre em contato com fornecedores.Você precisará de fornecedores de ingredientes e o contato direto com eles o ajudará a conseguir descontos e gerar boca a boca para o negócio.
- Entre em contato com diversos fornecedores e discuta o seu food truck. Informe-se sobre qualidade e preços.
- Sempre confira as referências do fornecedor. Informe-se com os clientes atuais deles para ver quão satisfeitos eles estão.
- Além do bom serviço, é preciso garantir a boa qualidade dos produtos. Verifique se os produtos que está comprando são enviados de modo higiênico e no prazo. Se precisar, peça para verificar os relatórios da vigilância sanitária e as permissões de funcionamento do fornecedor.
- Limite os fornecedores, pois manter um registro com muitas compras pode atrapalhar o serviço. Atenha-se a um ou dois fornecedores principais.
- Negocie os aspectos do contrato, incluindo os cronogramas de entregas e pagamentos.
-
4
Compre no atacado.Se preferir comprar os itens sem a intervenção de um fornecedor, procure mercados que vendam no atacado. Esteja ciente de que, desse modo, você precisará comprovar os padrões de higiene e qualidade dos produtos comprados.
- Compre alimentos em grandes quantidades em redes varejistas. Esteja ciente de que o fornecimento de alimentos frescos pode ser limitado, entretanto.
- Experimente comprar os ingredientes em catálogos de fornecedores e fabricantes. Dependendo dos tipos dos ingredientes, pode ser complicado encontrá-los em um catálogo.
-
5
Encontre um local para estacionar o furgão. Os food trucks são grandes e precisam de um lugar para estacionar quando não estão operando.
[33]Procure um local adequado onde o veículo não fique exposto a altas temperaturas para evitar problemas com ingredientes perecíveis.
- Informe-se com as autoridades locais para descobrir se há alguma regulamentação específica quanto a isso.
- Se for estacionar o veículo em um armazém, informe-se sobre a possibilidade de fornecimento de energia, água e gás para o veículo enquanto ele fica guardado.[34]
Parte 3
Montando o próprio negócio
-
1
Trabalhe com um mentor. Peça a ajuda de um profissional experiente com pequenas empresas ou restaurantes. Ele pode ajudar o negócio a crescer e oferecer conselhos durante épocas difíceis.
-
2
Finalize o menu. Com base nos conceitos testados anteriormente, bole o menu final do food truck. O ideal é escolher pratos simples para se especializar em um tipo de cozinha ou produto.
[35]
- Ofereça diversos pratos que sabe cozinhar e que vendam bem.[36]
- Escolha produtos que combinem com os horários de funcionamento do food truck. Por exemplo, um furgão de costela dificilmente fará sucesso pela mão.[37]
- Venda alimentos que possam ser transportados facilmente.[38]
- Pense em comidas com um bom custo-benefício.[39]
-
3
Defina preços justos para os produtos. Lembre-se de que é preciso cobrar o suficiente para cobrir custos operacionais e lucrar.
[40]
- Procure uma boa faixa de preços e defina o valor final após pesquisar food trucks concorrentes.
- Utilize preços proporcionais aos dos food trucks da região.
-
4
Defina as estruturas de pagamento.Após definir os custos e preços, estabeleça o sistema de pagamento levando em consideração os tipos de pagamentos que aceitará e o modo com o qual emitirá notas e pagará as contas.
- Abra uma conta bancária separada para o negócio.[41]
- É importante abrir uma linha de crédito própria para o negócio.[42]
- Seja transparente com os valores cobrados, tanto com os clientes quanto com os fornecedores.
-
5
Contrate os funcionários. Se possível, contrate alguém para ajudá-lo no food truck. É provável que no início você precise dar conta da cozinha e do atendimento ao cliente sozinho.
[43]
- Entreviste pessoas e verifique se elas tem experiência com o cargo.
- Os potenciais funcionários precisam ter licenças e certificados para trabalharem com o preparo de alimentos.
-
6
Desenvolva a estratégia de marketing para o negócio. As redes sociais e o boca a boca são importantíssimos para a divulgação do serviço. Indique seus perfis no Facebook e no Twitter para clientes em potencial para que o negócio cresça na internet. Se desejar, compre links patrocinados para divulgar ainda mais o food truck.
[44]
- Bole um logo para o negócio e pinte-o no furgão para atrair clientela.
- Contrate uma agência de publicidade ou monte o logo e o site do negócio por conta própria. Procure manter a marca simples, única e atraente.
- A divulgação deve complementar a marca. Utilize cores e designs que combinem com a pintura do furgão.
- Mantenha uma boa relação com os clientes para que eles indiquem novos clientes.
- Mantenha uma presença ativa em redes sociais como Instagram, Snapchat, Twitter e Facebook.[45] Anuncie promoções e ofertas na internet para atrair clientes.
- Compre anúncios em jornais e publicações locais. Se possível, anuncie também na internet.
- Distribua folhetos em semáforos, bibliotecas e cafeterias locais.
- Monte uma parceria com outros negócios ou food trucks. Converse com negócios locais para exibir seu menu nos estabelecimentos deles em troca de indicá-los para seus clientes ou entregar cartões de contato.
- Envolva-se em atividades comunitárias para divulgar o serviço. Doe alimentos ou contribua para uma caridade para fazer um nome para o negócio.
-
7
Ouça os clientes.Preste bastante atenção nas sugestões e nos pedidos dos clientes; assim, eles continuarão voltando e você ganhará uma nova clientela com o tempo.
- Seja flexível sem mudar o conceito inicial. Por exemplo, se você vende cupcakes gourmets mas está perdendo clientela por não oferecer sabores mais tradicionais, expanda o número de sabores disponíveis.
- Peça que os clientes digam o que gostam e o motivo. Bater um papo com a clientela pode agregar bastante ao negócio.
- Coloque uma caixa de sugestões no caminhão e confira-a diariamente.
-
8
-
Mantenha-se atualizado com as tendências da indústria. Como os food trucks são bastante populares, é importante manter-se atualizado com as tendências para continuar atraindo clientes. Leia publicações sobre o ramo, converse com outros proprietários e frequente estabelecimentos concorrentes para manter-se informado.
Adicionar aos Favoritos Imprimir este Artigo
Veja também
A escolha do negócio (Visualizações: 2817)